- A informação que gera opinião!

Salete forma 85 alunos no Proerd e celebra marcos históricos: já são 2.600 crianças formadas no município!

Cerimônia no Centro de Eventos Tereza e Cornélio Rohden reuniu familiares, militares e autoridades para celebrar conclusão do curso de prevenção às drogas e violência

Por Redação

8 de julho de 2025

às 11:00

Compartilhe

O município de Salete celebrou na última quinta-feira (03) a formatura de 85 alunos do quinto ano das redes municipal e estadual no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade realizada no Centro de Eventos Tereza e Cornélio Rohden, no bairro Cachoeira, marcou mais um capítulo importante da iniciativa que já transformou a vida de milhares de crianças na região.

Formação completa em prevenção

O curso teve início em abril e foi conduzido pelo instrutor Soldado Pedroso, da Polícia Militar. Durante os meses de formação, os estudantes participaram de aulas nas próprias escolas, abordando temas fundamentais como prevenção ao uso de drogas, combate ao bullying e violência. A metodologia interativa do programa busca desenvolver habilidades de resistência e tomada de decisões conscientes nos jovens.

Cerimônia emociona familiares

A formatura contou com a participação massiva de familiares, militares e autoridades locais, que lotaram o centro de eventos. O momento mais marcante foi o juramento de compromisso realizado pelos alunos, seguido da entrega dos certificados de conclusão do Proerd.

A cerimônia também premiou as melhores redações produzidas pelos estudantes de cada turma das escolas participantes: EEF Bernardo Rohden, Centro Educacional Prefeito Afonso Rohden, EEB Guilherme André Dalri e EEF Roberto Heinzen. Como grande final, nove bicicletas foram sorteadas entre os formandos, graças ao apoio de patrocinadores locais.

Reconhecimento oficial

O vice-prefeito José Tadeu Tenfen (PL), esteve presente na solenidade e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na área educacional. “Com a união dos pais em casa, dos professores e também dos policiais, teremos crianças muito mais conscientes, que se tornarão adultos responsáveis. O Proerd é um programa muito importante e deve sempre ser apoiado pela Administração Municipal”, declarou.

Legado de transformação

Desde sua implantação em Salete, em 2001, o Proerd já formou 2.600 crianças no município. Com a turma de 2025, o programa consolida seu papel como uma das principais ferramentas de prevenção e educação voltadas aos jovens da região.

O sucesso do programa em Salete reflete o comprometimento conjunto entre Polícia Militar, Prefeitura Municipal, escolas e famílias na construção de uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios relacionados às drogas e à violência.

A continuidade do Proerd no município representa um investimento no futuro, formando cidadãos capazes de fazer escolhas responsáveis e contribuir para uma comunidade mais segura e saudável.

Últimas notícias

Em 2026, os parlamentares poderão deixar de cumprir certas regras fiscais
Proposta está em análise na Câmara dos Deputados
Evento realizado no Unicesusc discutiu os impactos da violência doméstica sobre crianças e adolescentes.