- A informação que gera opinião!

SC vai unificar documentos de identidades

Santa Catarina será o primeiro estado brasileiro a unificar documentos civis em um só dispositivo

Por Redação AVA

3 de agosto de 2021

às 16:32

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) deu mais um passo importante para concretizar um sonho de mais de 30 anos, compartilhado por todos os brasileiros: diminuir a quantidade de números de documentos de identificação no Brasil. O uso do número do CPF como numeração do RG eliminará as 27 numerações de RG possíveis hoje no país, bem como permitirá que no futuro o número único seja a chave para consultas do CPF, RG, CNH, carteira de trabalho, título eleitoral, PIS/PASEP, certificado militar, entre outros. 

O projeto que ganhou força no final de 2018 e está próximo de se tornar realidade no estado e será modelo para o Brasil.

Documento único garante segurança das informações

Quando se fala em unir numa só numeração chave todas as informações civis que fazem parte da vida do brasileiro, além da praticidade que certamente será muito bem recebida por todos, a grande vantagem está na segurança das informações, como explica o diretor de identificação do IGP, Fernando Luiz de Souza, que trabalhou desde o início na construção do projeto.

Hoje cada estado tem sua numeração própria para a Carteira de Identidade, condição que abre muitos precedentes para fraudes e crimes de estelionato. A adoção do CPF como número único nacional garante um sistema interligado em nível federal, ou seja, todos os estados estarão conectados em uma cadeia de banco de dados.

Fernando de Souza conta que o sonho que hoje está prestes a se concretizar em Santa Catarina, inevitavelmente deve se replicar em nível nacional pelo potencial de transformação que deve provocar em termos de segurança e eficiência.

É importante destacar que o lançamento do novo documento não invalida os documentos em separado, que continuarão valendo, com a diferença de que usarão o número único como chave de consulta. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Novas portarias da Secretaria de Estado da Saúde serão publicadas em breve com as regras de funcionamento.
Obra faz parte de um estudo desenvolvido no doutorado pela UNLZ na Argentina.
A sessão foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).