O atendimento aos estudantes especiais da Rede Municipal de Ensino de Presidente Getúlio recebe melhorias constantemente. Após a formação de uma equipe multiprofissional para avaliação dos casos, a Secretaria de Educação passou a oferecer também orientações pedagógicas a profissionais que atuam no atendimento das crianças com necessidades especiais.
Com a implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores da Educação Especial e estagiários recebem sugestões de atividades voltadas para cada deficiência, e também orientação para elaboração de avaliações.
“Essa é a primeira vez na história do Município que esse serviço é oferecido. Antes, já havia coordenador pedagógico, que atendia de forma geral. Agora, através do AEE, a orientação é feita especificamente para os profissionais que lidam com os estudantes especiais”, ressalta o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Longen.
Coordenada pela Professora de Educação Especial, Suzana de Oliveira, o AEE proporciona acompanhamento e avaliação de forma individualizada para 46 crianças especiais que, atualmente, estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino. “Em virtude da pandemia, o atendimento concentra-se diretamente nos professores e auxiliares, que repassam as atividades aos alunos”, explica.
“Educação especial e inclusão”
Com o objetivo de ensinar as crianças a conviverem com as diferenças, através do AEE foi criado o projeto “Educação especial e inclusão”. Nele, estão sendo trabalhadas, com turmas do ensino fundamental, questões como autoconhecimento e a função da escola e do professor diante do tema inclusão.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Município de Presidente Getúlio