- A informação que gera opinião!

Sessão especial comemora o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi

A atriz Lize Souza foi a intérprete de Anita Garabaldi, durante a sessão especial desta segunda (23).

Por Redação

24 de agosto de 2021

às 10:20

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos e “Mãe da Itália”, por ter participado de diversas batalhas ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, foi comemorado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em sessão especial na noite desta segunda-feira (23). A solenidade destacou os fatos da vida da mais ilustre cidadã lagunense, considerada a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, tendo participado de inúmeros combates tanto no Brasil, quanto na Itália.

 Participaram da sessão lideranças políticas de Laguna, Anitápolis, Garopaba e de Tubarão, a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e do deputado federal Coronel Amando (PSL). Foram homenageados no evento o deputado federal Coronel Armando, pelas ações junto ao governo federal em prol das comemorações do bicentenário do nascimento da heroína; o historiador, biógrafo e diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, pelo trabalho em favor da preservação e divulgação da história de Anita Garibaldi, desenvolvido por meio do projeto “Dois mundos e uma rosa para Anita”.

 Também foram homenageados os coautores do projeto “Dois mundos e uma rosa para Anita”: Andrea Antonieolli, representado pelo presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Leo Felipe Nunes da Silva; Giampaolo Grilli, representado pela coordenadora das Guardiãs de Anita, Ivete Scopel; e Alessandro Ricci, representado pelo cônsul-geral da Itália em Curitiba (PR), Salvatore di Venezia. A sessão especial foi solicitada pela Mesa Diretora da Alesc e presidida pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT). Prestigiaram o evento os deputados José Milton Scheffer (PP) e Tiago Frigo (PSL).

 Fonte: ALESC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Mais de 40 atletas, paratletas e treinadores foram homenageados.
A solenidade foi proposta pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e pela deputada Marlene Fengler (PSD).
Também participaram do evento representantes da Gerência de Educação do Deap, Comissão de Assuntos Prisionais da OAB Itajaí, Conselho da Comunidade e outros.