- A informação que gera opinião!

UM CONTRATO DE R$ 300 MIL… E DÚVIDAS, MUITAS DÚVIDAS!

Parceria entre prefeitura da região e Correios não publica detalhes do negócio e revela deficiência comum dos Portais da Transparência dos municípios

Por Redação

2 de agosto de 2021

às 18:00

Compartilhe

 Você sabia que a prefeitura de Rio do Sul (SC) tem um contrato de R$ 300 mil reais com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos?

 O montante prevê parceria com duração de um ano. O contrato, assinado em 11 de fevereiro de 2021, apresenta como data de vigência final 10 de fevereiro de 2022.

 De forma superficial, sem publicar detalhes sobre o negócio com os Correios, a prefeitura informa apenas que a finalidade é a “CONTRATAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS, A FIM DE ATENDER AS NECESSIDADES DO MUNICÍPIO DE RIO DO SUL.” A fundamentação legal citada é a lei 8.666/93, artigo 24, inciso VIII, que diz: “para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado”.

 Mas sobre os serviços que serão prestados, nada! Isso não esclarece muita coisa para o contribuinte, não é mesmo?

 Transparência?

 Em tese, um Portal da Transparência deveria permitir acompanhar e fiscalizar gastos dos órgãos públicos. E isso só é possível com a publicação de todos os dados e de todas as informações. Afinal, uma coisa que é TRANSPARENTE permite que se enxergue através dela – portanto, indica que não há nada a esconder.

 Você acha que os “portais da transparência” das nossas prefeituras deveriam detalhar melhor o teor dos seus contratos para a população compreender direito como o dinheiro dos cofres públicos está sendo gasto?

 Deixe sua opinião!

 Fonte: Da Redação

Últimas notícias

Só em maio de 2022, remuneração dos 28 gestores municipais consumiu quase meio milhão de reais. Saiba quem são os campeões de ganhos na região.
VEJA! Após pressão, governo acaba de anunciar asfalto nas margens Direita e Esquerda, entre Mirim Doce e Taió
Quase meio século depois - mais uma vez em véspera de eleição -, políticos voltam a dividir eleitores que moram às margens de rio. É nova trapaça em busca de votos?