- A informação que gera opinião!

Vacinação contra a Covid-19 chega a 92% da população adulta em Rio do Sul

Redução de casos, óbitos e internações mostram que o município tem avançado no combate à pandemia.

Por Redação

3 de setembro de 2021

às 13:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O número de novos casos positivos, óbitos, internações e casos ativos da Covid-19 teve redução importante no mês de agosto em Rio do Sul. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, no último mês apenas três pessoas faleceram no município vítimas da doença, bem menos do que os 9 ocorridos em julho e muito além dos 28 em maio, período com quantidade recorde.

 A redução de novos casos de Covid-19 em agosto foi de 47% comparado ao mês de julho. E no momento são 8 pessoas internadas, sendo que em maio a cidade tinha cerca de 40 pessoas hospitalizadas.

 A redução do número de casos pode estar associada a diversos fatores e, entre eles, está a ampliação da vacinação da comunidade. Cerca de 92% da população rio-sulense com mais de 18 anos já recebeu, pelo menos, a primeira dose contra a Covid-19.

 Os números foram atualizados nesta quinta-feira (2), pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, mostrando também que 46% dos moradores, também na faixa acima de 18 anos, já tiveram aplicada a segunda dose ou a vacina de dose única. Em estimativa do IBGE, são em torno de 53.572 habitantes considerados adultos e destes, 4.283 ainda não procuraram os serviços de saúde para imunização.

 O número é considerado animador pelo prefeito José Thomé e pela secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, ressaltando que apenas cerca de duas semanas a um mês após a aplicação da segunda dose é que, de fato, a pessoa pode ser considerada imunizada. “Por isso ainda é prudente que, mesmo com quase metade da nossa população adulta já vacinada com as duas doses, ou dose única, todos continuem seguindo as já conhecidas, mas eficientes regras da Covid-19, como o uso de máscaras, limpeza frequente das mãos, a redução de aglomerações e o distanciamento social”, explica a secretária de saúde.

 O prefeito Thomé vai além e destaca que a cidade só está tendo sucesso na redução do número de casos, internações e óbitos por que a população está colaborando e aderindo em massa à vacinação, além das medidas de prevenção. “Nosso time de saúde tem feito um trabalho muito bom e incansável no atendimento da comunidade. Mas isso não seria possível sem a responsabilidade de cada cidadão. Percebemos bastante zelo e incentivamos para que todos mantenham a atenção com esta doença que já causou muito mal em nossa sociedade”, destacou.

 A vacinação contra a Covid-19 continua em Rio do Sul e toda a população acima de 18 anos pode procurar uma unidade de saúde ou a Policlínica para aplicação. Em alguns casos será necessário realizar agendamento. Ao ser vacinado com a primeira dose, o morador recebe indicação do dia do retorno, que não deve ser esquecido. A aplicação desta segunda dose deve ser feita sempre no mesmo local onde foi realizada a primeira.

 Fonte: Departamento de Comunicação, Município de Rio do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Há doses para a aplicação tanto de primeira dose, quanto de segunda.
Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos.
O quadro de casos classifica com risco gravíssimo apenas a região nordeste do estado.