- A informação que gera opinião!

Vão deixar a ponte cair ou evitarão possível tragédia?

DNIT anuncia nova licitação de ponte em situação “sofrível” na BR-470, mas data para início das obras é desconhecida. Colapso golpearia economia de SC.

Por Redação

2 de agosto de 2021

às 11:04

Compartilhe

 “Nos próximos dias” sai o novo edital de reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí II, entre Ibirama e Apiúna, na BR-470, em Santa Catarina. A novidade, repassada com exclusividade ao portal Alto Vale Agora, vem da assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Florianópolis.

 Porém, a data para o início dos trabalhos – na estrutura que estaria correndo risco de desabar – ainda é desconhecida. Levando em conta todos os prazos e etapas legais da nova licitação, previsões otimistas dão conta que as obras começariam apenas próximo ao segundo semestre de 2022. Isso, se tudo der certo. E se a ponte resistir até lá!

 Brincando com a sorte

 O problema, na travessia de um dos principais corredores de escoamento da produção catarinense, se arrasta há exatos cinco anos. Já em 2016, um laudo de inspeção técnica alertava que a estrutura apresentava condições de estabilidade e de conservação consideradas “sofríveis” pelo próprio DNIT, além da necessidade de recuperação imediata e alargamento.

 Naquela época, os elementos apontados que poderiam levar ao colapso da ponte eram: grande corrosão em lajes e vigas de concreto e dois blocos de estacas da fundação com desgaste pela ação da correnteza necessitando monitoramento permanente. Recentemente, uma aparente rachadura bem no meio da pista voltou a assustar motoristas e provocou protestos.

 Com 202 metros de comprimento e traçado em curva, a ponte está localizada em uma região montanhosa. Cerca de 11 mil veículos trafegavam diariamente pela estrutura, também segundo os dados de 2016.

 Se colapsar, a rota alternativa para o tráfego seria a Estrada Geral de Subida, onde outra ponte também cruza o Rio Itajaí-Açu próximo à Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, porém, com visíveis limitações de capacidade, o que implicaria em congestionamentos e atrasos e afetaria toda a economia catarinense.

 Tentativa

 Uma licitação para a reabilitação da ponte da BR-470, entre Ibirama e Apiúna, chegou a ser realizada pelo DNIT, mas fracassou. Nenhum dos participantes aceitou executar os projetos e as obras pelo valor estipulado no orçamento, de R$ 8,3 milhões.

 A pergunta que não quer calar

 A recuperação segue sendo considerada “urgente” e a “maior prioridade”, segundo o próprio DNIT em Santa Catarina. Mas após tanta demora e imbróglio para restaurar a ponte na BR-470 fica a dúvida: a obra sai do papel ou a ponte cai no rio antes disso?

 Faça a sua aposta!

 Fonte: Da Redação

Últimas notícias

Com a ‘solução’ de pavimentação parcial nos dois lados do rio – que o governo encaminhou após suposta quebra de palavra de parceria do prefeito taioense com o gestor mirindocense...
Só em maio de 2022, remuneração dos 28 gestores municipais consumiu quase meio milhão de reais. Saiba quem são os campeões de ganhos na região.
VEJA! Após pressão, governo acaba de anunciar asfalto nas margens Direita e Esquerda, entre Mirim Doce e Taió