- A informação que gera opinião!

Alesc integra a InovaGovSC, a rede de inovação do setor público

Lançamento da rede de inovação ocorreu em reunião virtual com a presença dos chefes de poderes e órgãos do Estado, nesta quinta-feira (15).

Por Redação

16 de julho de 2021

às 11:00

Compartilhe

 Um marco histórico para os poderes e instituições de Santa Catarina e um exemplo para o país. Assim foi avaliado o lançamento oficial da InovaGovSC, a rede de inovação do setor público catarinense, realizado nesta quinta-feira (15), em reunião virtual, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre governo estadual, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que se unem com o objetivo de gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública para melhorar o serviço prestado aos cidadãos catarinenses.

 Participaram do evento, o governador do Estado, Carlos Moisés (sem partido); o procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin; o presidente do TJSC, desembargador Ricardo José Roesler; o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; e o chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa (Alesc), André Luiz Bernardi, representando o presidente, deputado Mauro de Nadal (MDB). Secretários estaduais e representantes da OAB, Fecam, Fapesc, Sebrae, entre outras instituições, também acompanharam o lançamento.

 Na solenidade, foi lembrado que a iniciativa, que acompanha o que já acontece em âmbito federal com a rede InovaGov, começou a ganhar corpo em janeiro de 2020, quando o procurador-geral de Justiça e o presidente do TCE formalizaram a criação de um grupo de trabalho para desenvolver projetos conjuntos de inovação a fim de incrementar a eficiência das ações de controle. Este grupo passou a se reunir e a envolver integrantes de outros poderes e órgãos. Verificou-se uma série de interesses, objetivos e dificuldades comuns em defesa da sociedade.

 A rede InovaGovSC vai além do uso de novas tecnologias, ressaltam. A ideia é promover e apoiar a execução de projetos e práticas colaborativas até mesmo em ambiente offline, que vão conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública e à prestação de serviços aos cidadãos.

Os participantes lembraram que cada uma das instituições que integra a InovaGovSC já implementa projetos inovadores e trabalha para melhorar o serviço público diariamente, mas a união de todas potencializará os ganhos e encurtará caminhos. Os signatários da parceria destacaram que com a InovaGovSC uma nova cultura será criada em todo ecossistema que envolve o Executivo estadual, o Legislativo, o Judiciário, o TCE e o MPSC.

 Fonte: ALESC

Últimas notícias

Foi um ‘tiro no pé’. Ao barrar os vereadores, líderes da ADAS colhem tempestade de críticas não apenas por desabonar autoridades públicas, mas também devido à suposta fome de lucros e por descaracterizar a verdadeira essência de um dos eventos mais tradicionais de Salete (SC).
Eder ‘pediu a cabeça’ de Rozi em sessão da Câmara de Vereadores de Taió (SC). Pivô da discórdia é médico credenciado que já faturou quase R$ 1,4 milhão no município. Veja!
As trocas durante a janela partidária deverão alterar a composição das bancadas na Câmara dos Deputados.