- A informação que gera opinião!

Alesc integra a InovaGovSC, a rede de inovação do setor público

Lançamento da rede de inovação ocorreu em reunião virtual com a presença dos chefes de poderes e órgãos do Estado, nesta quinta-feira (15).

Por Redação

16 de julho de 2021

às 11:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 Um marco histórico para os poderes e instituições de Santa Catarina e um exemplo para o país. Assim foi avaliado o lançamento oficial da InovaGovSC, a rede de inovação do setor público catarinense, realizado nesta quinta-feira (15), em reunião virtual, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre governo estadual, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que se unem com o objetivo de gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública para melhorar o serviço prestado aos cidadãos catarinenses.

 Participaram do evento, o governador do Estado, Carlos Moisés (sem partido); o procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin; o presidente do TJSC, desembargador Ricardo José Roesler; o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; e o chefe de gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa (Alesc), André Luiz Bernardi, representando o presidente, deputado Mauro de Nadal (MDB). Secretários estaduais e representantes da OAB, Fecam, Fapesc, Sebrae, entre outras instituições, também acompanharam o lançamento.

 Na solenidade, foi lembrado que a iniciativa, que acompanha o que já acontece em âmbito federal com a rede InovaGov, começou a ganhar corpo em janeiro de 2020, quando o procurador-geral de Justiça e o presidente do TCE formalizaram a criação de um grupo de trabalho para desenvolver projetos conjuntos de inovação a fim de incrementar a eficiência das ações de controle. Este grupo passou a se reunir e a envolver integrantes de outros poderes e órgãos. Verificou-se uma série de interesses, objetivos e dificuldades comuns em defesa da sociedade.

 A rede InovaGovSC vai além do uso de novas tecnologias, ressaltam. A ideia é promover e apoiar a execução de projetos e práticas colaborativas até mesmo em ambiente offline, que vão conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública e à prestação de serviços aos cidadãos.

Os participantes lembraram que cada uma das instituições que integra a InovaGovSC já implementa projetos inovadores e trabalha para melhorar o serviço público diariamente, mas a união de todas potencializará os ganhos e encurtará caminhos. Os signatários da parceria destacaram que com a InovaGovSC uma nova cultura será criada em todo ecossistema que envolve o Executivo estadual, o Legislativo, o Judiciário, o TCE e o MPSC.

 Fonte: ALESC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Texto do acordo está em análise na Câmara dos Deputados.
Senador Plinio Valério quer os cidadãos participando cada vez mais das decisões do Senado.
Omar Aziz é presidente e Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia.