- A informação que gera opinião!

Assembleia fará parceria com IFSC em projeto para uso de veículo elétrico

Projeto da IFSC foi apresentado ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, na quarta-feira (8).

Por Redação

10 de setembro de 2021

às 12:20

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 A Assembleia Legislativa será parceira do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na implantação de um projeto para uso de veículos elétricos em frotas públicas. A iniciativa foi apresentada ao presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e à deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), em reunião com o coordenador do projeto, o professor do IFSC e engenheiro elétrico Adriano de Andrade Bresolin, na tarde de quarta-feira (8). “Uma ideia inovadora, que tem o DNA total catarinense e que terá o apoio da Alesc nesse projeto piloto”, comentou Mauro De Nadal.

 De acordo com o professor Bresolin, um veículo elétrico adquirido pelo projeto será disponibilizado para o uso dos poderes testarem a nova tecnologia, e um eletroposto será instalado na Assembleia para uso dos servidores e deputados.

 “A ideia é que se faça uma análise de custos, gastos e até mesmo compartilhamento do veículo entre os usuários, podendo assim auxiliar na economia financeira, além de auxiliar na questão sustentabilidade e controle de emissão de gases poluentes”, destaca o professor. “Santa Catarina é o berço na produção de peças para a conversão, grandes empresas como a WEG estão ingressando nesse meio fomentando ainda mais o projeto.”

 O primeiro passo será a implantação de um eletroposto no Palácio Barriga Verde para o abastecimento do veículo que será disponibilizado para testes. O veículo Zoe será compartilhado através de um sistema de controle da Renault Mobility via aplicativo, ou seja, o usuário cadastrado da Alesc poderá reservar o veículo elétrico via celular com uma semana de antecedência.

 Quando chegar a hora da utilização, basta se aproximar do veículo acionar o aplicativo que o carro abrirá, o motorista pegará a chave no porta-luvas e poderá utilizá-lo. O veículo e o eletroposto serão disponibilizados para a Assembleia a partir de outubro, a partir da assinatura do convênio de cooperação técnico-cientifica.

 “Os veículos elétricos são um símbolo do futuro. Mas eles já são uma realidade. Um símbolo de modernidade e sustentabilidade. Essas características combinam perfeitamente com o nosso estado. Precisamos estimular para que eles façam parte do dia-a-dia das nossas cidades”, destacou a deputada Dirce Heiderscheidt.

Iniciativa catarinense

 O projeto foi aprovado na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica, com apoio da Celesc e EMBRAPII-IFSC, e tem como metas principais o desenvolvimento de um kit de conversão de veículos a combustão para elétricos (powertrain e bateria), além de um novo Câmbio CTT; fortalecer os cursos de automobilística e Eletrotécnica do IFSC; equipar o laboratório de Mobilidade Elétrica do IFSC (co-working) e propiciar à comunidade empresarial (montadoras, concessionárias e oficinas) a formação de mão-de-obra qualificada através de cursos técnicos específicos para área que serão oferecidos pelo IFSC.

 Entre as demandas apresentadas pelo projeto, foram pontuadas como principais: fomentar parcerias entre os poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), concessionárias de energia elétrica, etc., e as entidades de pesquisa como o IFSC, visando à disseminação e popularização da mobilidade elétrica no País e a criação uma legislação apropriada para atender a conversão de veículos a combustão para tração elétrica dentro das normas internacionais.

 Fonte: ALESC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Deputados e representantes dos servidores plantaram as mudas em frente ao Palácio Barriga Verde.
Mudança está contida em medida provisória editada pelo governo em agosto.
A programação foi uma iniciativa do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).