- A informação que gera opinião!

Comissão discute propostas brasileiras para conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Cúpula deve reunir dirigentes de 196 países em busca de um acordo para manter o aumento das temperaturas abaixo de 1,5°C.

Por Redação

21 de junho de 2021

às 10:16

Compartilhe

 A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (21) as propostas que o Brasil levará à COP-26, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, prevista para novembro, na Escócia.

 O debate foi proposto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), David Miranda (Psol-RJ) e Paulão (PT-AL). Eles explicam que alguns dos temas críticos de negociação na COP-26 dizem respeito à conclusão do chamado livro de regras do Acordo de Paris, ou seja, as orientações para implementação do tratado no âmbito da convenção.

 “O fechamento dessas pendências contribuirá para o atingimento do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento bem abaixo dos 2ºC, com esforços para não ultrapassar 1,5ºC de aumento da temperatura até o fim do século”, afirmam os parlamentares no requerimento em que pedem a audiência.

 Eles ressaltam ainda que há uma pendência “particularmente relevante” sobre mecanismos de mercado de carbono e abordagens não mercadológicas para cooperação no atingimento de metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).

 NDCs são documentos com o compromisso de cada país para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que todos os governos devem apresentar, para conseguir um acordo climático global.

 Entre as divergências que impediram o fechamento dessa negociação, segundo os deputados, estão questões relacionadas à integridade ambiental do Acordo de Paris e a efetividade de tais instrumentos.

 Fonte: Agência Câmara de Notícias

Últimas notícias

Foi um ‘tiro no pé’. Ao barrar os vereadores, líderes da ADAS colhem tempestade de críticas não apenas por desabonar autoridades públicas, mas também devido à suposta fome de lucros e por descaracterizar a verdadeira essência de um dos eventos mais tradicionais de Salete (SC).
Eder ‘pediu a cabeça’ de Rozi em sessão da Câmara de Vereadores de Taió (SC). Pivô da discórdia é médico credenciado que já faturou quase R$ 1,4 milhão no município. Veja!
As trocas durante a janela partidária deverão alterar a composição das bancadas na Câmara dos Deputados.