- A informação que gera opinião!

Comissão externa debate impactos de incêndios florestais na oferta de água

Aumento de sedimentos gerados por incêndios pode alterar qualidade da água.

Por Redação

12 de agosto de 2021

às 10:00

Compartilhe

 A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as queimadas em biomas brasileiros discute nesta quinta-feira (12) os impactos dos incêndios florestais na oferta de água e na agricultura.

 O debate foi proposto pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da comissão. “Os incêndios florestais têm aumentado em frequência, intensidade e extensão ao redor de todo mundo, e de maneira ainda mais trágica em nosso País, onde a crise climática é agravada pelo desmonte estrutural e regulatório da proteção ambiental promovido pelo governo atual”, critica.

 Rosa Neide ressalta que é mais fácil reconhecer os impactos imediatos dos incêndios florestais sobre ecossistemas e comunidades, mas “os impactos de longo prazo desses eventos para o agravamento da crise climática e de escassez hídrica devem também ser debatidos”.

 “Os incêndios florestais impactam o fluxo e a qualidade da água, pois causam diminuição da capacidade de infiltração e recarga das águas subterrâneas, redução drástica da capacidade de crescimento da vegetação em terrenos impactados e maior frequência de deslizamentos e perda de solo”, afirma a deputada.

 Fonte: Agência Câmara de Notícias

Últimas notícias

Foi um ‘tiro no pé’. Ao barrar os vereadores, líderes da ADAS colhem tempestade de críticas não apenas por desabonar autoridades públicas, mas também devido à suposta fome de lucros e por descaracterizar a verdadeira essência de um dos eventos mais tradicionais de Salete (SC).
Eder ‘pediu a cabeça’ de Rozi em sessão da Câmara de Vereadores de Taió (SC). Pivô da discórdia é médico credenciado que já faturou quase R$ 1,4 milhão no município. Veja!
As trocas durante a janela partidária deverão alterar a composição das bancadas na Câmara dos Deputados.