- A informação que gera opinião!

ELEIÇÕES 2024: Solenir Venturi lidera corrida eleitoral pela prefeitura de Salete

Braço-direito da atual prefeita, servidora pública conquistou destaque no comando da Secretaria de Administração e Finanças desde o primeiro mandato de Chica – e se prepara para ‘voo maior’.

Por Redação

20 de abril de 2023

às 07:30

Compartilhe

Faltando um ano e meio para as eleições municipais de outubro de 2024, o clima político das movimentações e articulações, que sempre começam bem cedo, já está aquecido nas cidades brasileiras. Em Salete, no Alto Vale do Itajaí (SC), não é diferente. Por isso, nossa equipe sai na frente para trazer as novidades até você.

E quem aparece liderando a corrida eleitoral pela prefeitura saletense, em todos os cenários, é uma servidora pública com 34 anos de carreira: Solenir Teresinha de Amorim Venturi (PL).

O favoritismo não é resultado de nenhuma pesquisa. Autêntico, surge dos próprios bastidores do grupo que dá sustentação à atual prefeita Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, a Chica, do mesmo partido, o PL.

Solenir Venturi alcançou a posição de destaque por diversos motivos. Entre eles, o vasto conhecimento sobre o setor público e toda a experiência conquistada ao longo de mais de três décadas de trabalho, o que inclui o amplo domínio de funções administrativas.

Pessoa de confiança que acompanha todas as ações de Chica, Solenir vem tendo destaque no comando da Secretaria de Administração e Finanças, cargo que ocupa desde o primeiro dia do primeiro mandato de Solange.

Aprovada pelo governo e reconhecida pela forma diferenciada de atuar, a secretária já consolidou seu prestígio dentro do partido.

Assim, o nome dela ganha força, firmando-se como pré-candidata, na disputa que buscará emplacar a sucessora de Chica e empossar a segunda mulher da história de Salete a administrar o município do Vale Oeste.

Quem obtiver êxito junto ao eleitorado, assumirá a cadeira do executivo para o período de janeiro de 2025 a dezembro de 2028.

Solenir Venturi, secretária de Administração e Finanças de Salete. (Foto: Divulgação)

A carreira

Solenir Venturi ingressou na prefeitura de Salete, por concurso, no ano de 1989, na gestão do ex-prefeito Janir Brandt (MDB).

A servidora relembra: “Comecei arquivando documentos e, depois, fui para a datilografia de documentos. Trabalhei no setor de expediente, que é onde se redigia os projetos de lei, leis, decretos, ofícios, convites”, conta.

Com o passar do tempo, Solenir teve seu trabalho reconhecido e foi lançada a novos desafios: “Fui chefe de gabinete, auxiliar de contabilidade, controladora interna, trabalhei em licitação”, enumera.

“Na gestão da Chica, sou responsável pela Secretaria de Administração e Finanças”, conclui.

O currículo de Solenir Venturi revela ainda o gosto pelos estudos acadêmicos. Ela concluiu ciências contábeis (1996) e fez pós-graduação em administração pública (2002), antes de se formar em direito (2016) e obter seu registro profissional (2019) junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Solenir (esquerda), aliada de Chica (direita), é aposta do PL na sucessão municipal, em Salete. (Foto: Divulgação)

Quando vão ser as eleições de 2024?

No próximo ano, os eleitores aptos poderão participar do escrutínio que escolherá os prefeitos e vereadores que exercerão suas delegações de 2025 a 2028.

O combate à “desinformação” é apontado como uma das prioridades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A instituição “informou que estão sendo produzidas 220 mil novas máquinas para as Eleições 2024, totalizando quase 470 mil novos equipamentos a serem utilizados quando somados aos fabricados a partir de 2022”. Há “possibilidade da obrigatoriedade da biometria no pleito” do ano que vem, segundo o tribunal.

As datas exatas da eleição ainda não foram definidas. Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. Já o segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27.

Reunião no TSE, na terça-feira (11), iniciou preparativos às eleições municipais de 2024 no Brasil. (Foto: TSE/Divulgação)

Últimas notícias

”Colegiados que não se reuniam há muito tempo passaram a ter pauta semanal”, revela fonte.
Catarinense quer implantar medida para diminuir a emissão de carbono na Câmara dos Deputados
O texto agora vai para o senado e, para valer para a próxima eleição, precisa ser sancionado pelo presidente até o dia 6 de outubro de 2023