- A informação que gera opinião!

ILB inicia projeto para capacitação de vereadores

Ciclo de Palestras Intelegis será realizado de 5 a 7 de julho e tem como objetivo capacitar e qualificar membros do Legislativo.

Por Redação

29 de junho de 2021

às 11:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) realiza entre 5 e 7 de julho o primeiro Ciclo de Palestras Interlegis para Vereadores. O evento, realizado remotamente, abre o projeto do Programa Interlegis voltado para a capacitação de membros do Legislativo.

 A ideia do ILB é que o evento inaugure uma série de projetos regulares, em todos os ciclos eleitorais, para formar e qualificar parlamentares. Segundo Fabio Renato, da Coordenadoria de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, essa iniciativa partiu de uma preocupação dos próprios senadores com o aprimoramento dos parlamentos locais.

 — Considerando que existem especificidades de qualquer público e levando em conta os grandes desafios enfrentados pelos legisladores municipais no exercício de seu mandato, há a necessidade de que ações educacionais específicas sejam formuladas e, as existentes, sejam repensadas para melhor contribuir para a efetividade da atuação dos vereadores e das vereadores. Nesse contexto, as diversas realidades dos parlamentares locais, muitos deles em seu primeiro mandato, exigem uma ampliação do escopo da educação para a vereança, a partir da conjugação de esforços interinstitucionais, com atenção às diferentes matizes que contemplem, por exemplo, a ação instrumental pragmática, o aumento da escolaridade ou mesmo o fortalecimento das competências de liderança local.

 Outros ciclos futuros de palestras deverão abordar não apenas noções institucionais sobre o mandato parlamentar, mas também temas estratégicos de interesse dos municípios. Além disso, o ILB já prepara, para o segundo semestre, um evento exclusivo para mulheres vereadoras.

 A iniciativa, em caráter piloto, integra outras ações já desenvolvidas pelo ILB, a exemplo do Curso EAD “O Papel do Vereador” (com tutoria), o curso EAD “O Poder Legislativo Municipal” (sem tutorial), bem como as Oficinas Interlegis. Há expectativa de ampliação desse portfólio ainda no segundo semestre de 2021.

 O diretor-executivo do ILB, Leonardo Barbosa, ressalta que esse tipo de trabalho está em sintonia com a missão institucional do Senado, e lembra que o ILB está credenciado junto ao Ministério da Educação como uma escola de governo.

 — É uma das nossas prioridades, por meio do Programa Interlegis, promover o fortalecimento de um dos principais elos da representação democrática, que é a atuação das vereadoras e dos vereadores brasileiros.

 Para o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, David Varchavsky, o intercâmbio entre o Senado e as câmaras de vereadores promove a integração entre as três esferas do Legislativo — federal, estadual e municipal — aprimora a cidadania e serve aos interesses da sociedade.

 — Os vereadores são agentes de promoção de políticas públicas em contato direto com a população. Precisam estar capacitados para melhor atender às expectativas sociais, que se tornam mais complexas a cada dia. Precisam ter a sensibilidade para ouvir os anseios de suas comunidades e ter a técnica necessária para transformar tais demandas em melhores projetos que, de fato, beneficiem os cidadãos.

 Fonte: Agência Senado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

Texto do acordo está em análise na Câmara dos Deputados.
Senador Plinio Valério quer os cidadãos participando cada vez mais das decisões do Senado.
Omar Aziz é presidente e Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia.