A prefeitura de Salete não confirma. A ordem de serviço ninguém ainda teve notícia. Entretanto, o MDB saletense anuncia o início – fora de prazo –, das obras de manutenção na SC-114, que liga o município, passando por Taió, à BR-470, em Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí (SC).
O comunicado do diretório emedebista surgiu nas redes sociais através do seu presidente local, Alcides Pivatto.
Diz a publicação no Facebook: “Segunda-feira, às 14 horas, todos convidados para prestigiar o início da obra de revitalização da SC-114, Salete a Taió”. O texto acrescenta: “obrigado ao Secretário Jerry e ao governador Jorginho Mello.”
A segunda-feira que Pivatto se refere, imagina-se, seja dia 18 de setembro.
Assumido no mês passado diante de uma comitiva que foi à capital, o prazo de 30 dias dado pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper (MDB), expirou na última sexta-feira.
Apesar disso, nenhum operário ou máquina foram vistos trabalhando na execução do projeto prometido para a rodovia estadual – em situação precária.
Mesmo após o surgimento deste anúncio na internet da data de início das obras, a incerteza ainda é tamanha que, a maioria da população, agora convidada para o ato, só acredita mesmo vendo.
Também não é pra menos. Ao longo de várias trocas de gestores nas administrações municipal e estadual ao longo de cerca de uma década, já foram muitas promessas políticas furadas. Mas obra que é bom, nada.
‘O pai da criança’
Aparentemente, há uma guerra de egos sendo travada nos bastidores.
Veja. A promessa de “recuperação total” da rodovia Prefeito Affonso Rohden foi dada pelo secretário Comper, que é do MDB, partido que faz oposição à prefeita “Chica”, filiada em Salete à mesma legenda do governador Jorginho Mello, o PL, gestão que Jerry integra.
Quer dizer, pode parecer que há união de forças, mas o que se tem é uma espécie de ‘curto-circuito político’.
Na prática, constata-se que, como o próprio nome “partido” sugere, nada é inteiro, tudo nesse meio político é fragmentado, principalmente quando há mais de uma sigla envolvida buscando possíveis aplausos.
Assim, pelo visto, a disputa também é para ver quem sabe mais sobre as obras da SC, ou melhor, quem será ‘o pai da criança’ – apesar de todos jurarem que querem apenas o bem da população.
Por outro lado, uma informação que se tem é que essa ‘criança’ não será uma “revitalização total”, como chegou a ser ventilado.
Segundo a prefeita Solange Schlichting, trata-se da “recuperação” da SC-114.
Uma engenheira disse à reportagem que a empreiteira encarregada do serviço fará apenas uma “recomposição com fresagem descontinuada”, isto é, não será um serviço completo, fora a fora.
A obra contempla só alguns trechos críticos, algo em torno de 35% da extensão da via, que é de pouco mais de 30 quilômetros entre os três municípios.
A técnica da fresagem consiste no corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento. Isso é feito por meio de um processo mecânico a frio. Depois, uma manta asfáltica precisa ser aplicada para fazer o novo revestimento da pista.
Prepare a sua turma…
Tirando as dúvidas que ainda pairam e focando na garantia dada pelo MDB, agora, é reunir a família e os amigos e ir à SC-114, na segunda, dia 18, para, finalmente, ver o começo dos trabalhos, atendendo ao convite.
Primeiro, no entanto, vai ser preciso uma coisa: descobrir onde será o exato ponto desse importante encontro. O endereço ainda não foi compartilhado nas redes sociais.
Leia mais sobre o assunto no link abaixo: