- A informação que gera opinião!

Vereador do NOVO critica sistema de transporte coletivo em Blumenau

Nasato (NOVO) parecia não acreditar no que estava ouvindo

Por Redação

29 de junho de 2023

às 06:40

Compartilhe

A qualidade do serviço de transporte coletivo oferecido em Blumenau foi tema do pronunciamento do vereador Emmanuel Tuca (NOVO) na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (27). O parlamentar criticou as ações do poder público em relação ao assunto e defendeu iniciativas que surgiram como alternativa para atender os usuários insatisfeitos com o atual sistema.

Tuca rebateu declarações da empresa responsável pela operação, a BluMob, e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) à imprensa, que atribuem o fato da diminuição da demanda pelo transporte público ao crescimento do fretamento privado, serviço esse que atende diversas empresas e instituições educacionais em Blumenau.

“A crítica da Blumob e da SMTT é fundamentada na falsa premissa de que o transporte corporativo frustra a receita da concessionária, isso porque as pessoas e empresas preferem utilizar o transporte privado, ao invés de optarem pelo péssimo serviço ofertado pelo monopólio da BluMob. Um completo absurdo, uma narrativa ridícula para justificar o fracasso do sistema”, disse Tuca.

“Pior ainda é a solução que eles chegaram: vamos burocratizar, regulamentar, piorar e tornar mais caro o transporte privado, para as pessoas e as empresas voltem a usar as linhas da BluMob (…) É claro que votarei contra esse projeto, quando vier para Câmara, afinal a solução não é prejudicar a concorrência para recuperar o número de usuários”, finalizou o vereador.

Tuca recebe apoio de outros vereadores

Três vereadores pediram para usar a palavra e demonstraram apoio a Tuca. Diego Nasato (NOVO) parecia não acreditar no que estava ouvindo. “Eu gostaria de crer que é uma mentira isso que está sendo propagado pela mídia, porque se esse tipo de proposição chegar aqui, a gente tem que ensacar a viola (…) Para tentar viabilizar um sistema que prejudica todo mundo, que é a BluMob, vamos acabar com o sistema privativo. Não faz o menor sentido, não tem o meu apoio”, declarou Nasato.

Professor Gilson (Patriota) sugeriu rediscurtir o contrato firmado entre a Prefeitura de Blumenau e a empresa. “Se estão reclamando que o contrato está muito engessado, tenha a coragem de rediscutir o contrato. Sabe porque eles não vão fazer isso? Porque está confortável, porque se não atingir a meta de passageiros, Blumenau tem que fazer esse aporte de subsídios”, afirmou Gilson.

Quem também mostrou-se surpreso e preocupado com a situação foi Adriano Pereira (PT), que lembrou do esforço da Câmara em resolver esse impasse, inclusive com a criação de uma CPI. “Sempre se busca culpar alguém, menos assumir o erro e o que faz a BluMob com o povo blumenauense. É culpa do táxi, do Uber, do transporte alternativo, das vans, etc (…) Eles tem que fazer muito mais, porque é um desrespeito com o povo da nossa cidade”, falou Pereira.

Confira abaixo o vídeo com o pronunciamento de Tuca na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=LzCBG_07E0g

Segue também uma foto do vereador. Crédito: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Fonte: Jamille Cardoso

Comunicação eficiente

Últimas notícias

”Colegiados que não se reuniam há muito tempo passaram a ter pauta semanal”, revela fonte.
Catarinense quer implantar medida para diminuir a emissão de carbono na Câmara dos Deputados
O texto agora vai para o senado e, para valer para a próxima eleição, precisa ser sancionado pelo presidente até o dia 6 de outubro de 2023