- A informação que gera opinião!

Comissão aprova proposta que reconhece desporto virtual como prática esportiva

Segundo o texto, as atuais quatro manifestações esportivas contemplam, também, a prática na forma virtual.

Por Redação

20 de julho de 2021

às 13:00

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), proposta que inclui o desporto virtual entre as atuais quatro manifestações desportivas reconhecidas atualmente no País – educacional; de participação; de rendimento; e de formação. O texto altera a Lei Pelé.

 A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), ao Projeto de Lei 3450/15, do ex-deputado JHC (AL), e um apensado. “Não caberia incluir como uma quinta manifestação o desporto virtual, pois está inserido em uma das quatro já existentes, dependendo apenas da intencionalidade dos praticantes”, explicou o relator.

 Dessa forma, continuou Felipe Carreras, o substitutivo explicita que as atuais quatro manifestações esportivas contemplam, também, a prática na forma virtual. Além disso, ele deixou de lado uma definição sobre desporto virtual, para “não engessar” a lei diante da dinâmica de atualização desses esportes.

 Na versão original de JHC, o desporto virtual corresponderia aos jogos eletrônicos transcorridos individual ou coletivamente, contra máquinas ou usuários em rede, como também a competição entre profissionais e amadores.

 “Os benefícios dessa prática são conhecidos, como a melhora nas capacidades cognitivas, inclusive na memória”, disse o autor da proposta. “Além disso, muitos jogos eletrônicos possuem status de verdadeiras obras de arte, com investimentos – e retornos – bilionários.”

 Fonte: Agência Câmara de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas notícias

O programa Sinal Vermelho prevê que a letra X escrita na mão da mulher, preferencialmente na cor vermelha, funcione como um sinal de denúncia de situação de violência em curso
Texto do acordo está em análise na Câmara dos Deputados.
A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29).